Qual é o mar mais longo do mundo?

O mar mais longo do mundo está relacionado com alguns dos mais importantes acontecimentos históricos, desde a Antiguidade.
O Mar Mediterrâneo, com uma extensão de 3.860 quilômetros e uma largura máxima de 1.600 quilômetros, é o mais longo do mundo e também o maior mar interior continental. Ele desagua no Oceano Atlântico através do Estreito de Gibraltar (entre a Europa e a Ásia), e no Mar Vermelho, pelo Canal de Suez.
Banha 23 países da Europa, Ásia e África.
- Na Europa esses países são a Espanha, Gibraltar (do Reino Unido), França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia e Chipe.
- Na Ásia são a Turquia, Síria, Líbano, Israel e a Palestina.
- E, na África, o Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.
Entre as principais cidades banhadas por suas águas estão Valência e Barcelona, na Espanha; Marselha, Nice e Cannes, na França; o Principado de Mônaco; Atenas, na Grécia; Istambul e Esmirna, naTurquia; Beirute, no Líbano: Tel Aviv e Haifa, em Israel; e Trípoli, na Líbia.
As águas do Mar Mediterrâneo são aquecidas pelo calor vindo do Deserto do Saara. Seu clima temperado é conhecido como Clima Mediterrânico. É a região turística mais visitada no mundo.
Seu nome tem origem na palavra latina Mediterraneus, que significa "entre as terras". Os romanos o chamavam de Mare Nostrum e, para os árabes (que o utilizaram intensamente no comércio que foi a base da expansão do Islã), era o al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ, ou o Mar Branco do Meio.
Comércio e guerras marcam a história do Mediterrâneo desde a Antiguidade. Ali floresceram, se desenvolveram e desapareceram civilizações importantes. Entre os povos que habitaram ou habitam as costas banhadas por suas águas destacam-se os egípcios, cananeus, fenícios, hititas, gregos, cartagineses, romanos, macedônios, berberes, genoveses e venezianos.