Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo

A uma altitude de 3.812 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo.
Com uma área de 8.300 quilômetros quadrados, 41 ilhas em seu interior, 25 rios afluentes, profundidade média de 140 metros e profundidade máxima de 280 metros, o Lago Titicaca é o maior lago da América do Sul em volume de água. Embora o Lago de Maracaibo, na Venezuela, tenha uma área maior (de 13.210 quilômetros quadrados), ele é considerado uma baía salobra em razão de sua ligação direta com o Atlântico.
Embora existam no mundo cerca de vinte corpos de água mais elevados que o Lago Titicaca, todos são menores e mais rasos.
O Lago Titicaca está localizado no altiplano da Cordilheira dos Andes, entre a Bolívia e o Peru.
Por muitos anos a navegação comercial no Titicaca teve por destaque o navio SS Ollanta, de 2.200 toneladas e 79 metros de comprimento. Nos anos mais recentes foi substituído pelo navio Manco Capac.
A Lenda Andina conta que foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. Por ordem do "deus Sol", Manco Capac e Mama Ocllo deram início a essa civilização na atual Isla del Sol. Os incas dominaram a região dos séculos XII a XVI, quando ocorreu a invasão espanhola. Atualmente a área é ocupada pelos povos uros, considerados descendentes dos incas.