Conheça o rio secreto de 6.000 km nas profundezas da Amazônia

Não chega a ser mais secreto, porque já foi descoberto. Mas está bem escondido, a uma profundidade de quatro mil metros, correndo sob o Rio Amazonas (foto).
A descoberta foi feita em 2011, por pesquisadores do Observatório Nacional, após análise de 241 poços de petróleo desativados pela Petrobras na Amazônia, entre as décadas de 1970 e 1980.
A partir desses estudos, a equipe identificou uma grande movimentação de água, quatro mil metros abaixo da superfície, correndo sob o Amazonas, de oeste para leste, e também desaguando no Oceano Atlântico, igualmente sob a foz do Rio Amazonas, com uma vazão de 3.090 metros cúbicos por segundo, 40 vezes menor que a do Amazonas. No entanto, tem uma lâmina de água muito maior que a do Amazonas, com distâncias entre uma margem e outra de 200 a 400 quilômetros.
Esse rio subterrâneo foi chamado de Aquífero Hamza. Ele não corre por alguma espécie de túnel, mas atravessa as rochas sedimentares das profundezas.
Tem nascente no Acre e percorre 6.000 quilômetros antes de desaguar no Atlântico.
Assim, ao longo de boa parte do percurso do Amazonas em território brasileiro, também há quatro mil metros abaixo um outro grande rio (o aquífero Hamza) que vai desaguar no mesmo lugar. Só que um desagua na superfície e o outro lança suas águas nas profundezas do Atlântico.