Temperaturas no núcleo da terra chegam a 6.000 graus Celsius

Com tantas áreas gélidas na Terra, é difícil imaginar que, algumas centenas de quilômetros abaixo do solo, as temperaturas cheguem a 6.000 graus Celsius.
Essa é a temperatura no núcleo interno da Terra.
O núcleo interno é a parte mais central da Terra e está localizado entre 5.150 a 6.371 quilômetros de profundidade. Em razão de uma pressão muito alta, ele é sólido, mas sua temperatura chega aos 6.000 graus Celsius. É formado principalmente por ferro, tem um pouco de níquel e também há a presença menor de outros materiais.
Acima do núcleo interno está o núcleo externo, com profundidade que se estende deos 2.900 a 5.150 quilômetros de profundidade. Ele é formado por ferro e está em estado líquido, a temperaturas superiores a 4.000 graus Celsius.
Entre esse núcleo e a crosta terrestre há o chamado manto, uma camada viscosa formada por rochas ricas em ferro e magnésio e que vai até os 2.900 quilômetros de profundidade.
A crosta terrestre, que é a camada superficial da Terra, onde vivemos, tem em média 30 a 40 quilômetros de espessura, mas pode chegar aos 70 quilômetros de profundidade.