Qual o local mais seco do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Se você pensou que é o Saara, enganou-se. O Deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra. Ficou sem chuvas entre os anos 400 e 1971.

Ou seja, durante 1571 anos seguidos não houve uma gota de chuva no Deserto do Atacama, o que lhe dá o título do lugar mais árido e, ao mesmo tempo, o de deserto mais alto do mundo. Suas áreas mais altas estão a 6.885 metros acima do nível do mar.

Entenda por que é tão seco:

O Oceano Pacífico, que deveria ser o responsável por levar umidade até a região do Atacama, não consegue cumprir esse papel porque, quando as nuvens chegam lá, já descarregaram antes sua umidade. Assim, ao invés de enviar nuvens com chuva para o Atacama, só manda nuvens secas.

Isso acontece porque, quando a corrente marinha e fria de Humboldt se choca com as correntes quentes do Pacífico, isto gera condensação e, consequentemente, chuva. Mas essa chuva ocorre antes do Atacama. E a Cordilheira dos Andes, do outro lado do deserto, também impede a chegada do ar úmido vindo da Amazônia, funcionando como uma barreira.

Assim, sem a umidade vinda do Pacífico e da Amazônia, o Atacama fica longos períodos sem uma gota de chuva.

Mesmo assim, existem alguns lagos no Deserto do Atacama com água durante o ano todo. E isto ajuda o ciclo da vida em alguns lugares. A vegetação, formada unicamente por árvores de pequeno porte e arbustos, como a pimienta, o algarrobo, chanhar, anhanhuca e a brea, ocorre unicamente ao longo dos vales, na pre-cordilheira. O deserto, em sua maior parte, é formado por um terreno rochoso muito seco, sem qualquer planta. Próximo a Antofagasta, no Chile, existem áreas enormes consideradas de deserto absoluto, sem qualquer tipo de vegetação.

O Atacama tem um total de 105 mil quilômetros quadrados, abrangendo áreas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, com uma extensão de mil quilômetros.

As temperaturas variam entre 0 graus à noite e 40 graus durante o dia. Como resultado das condições inóspitas, a população é muito pequena. O local mais habitado é São Pedro de Atacama, no Chile, a 2.400 metros de altitude e com cerca de 3.000 habitantes.

Aleatórias

Cidade mais alta do mundo está na altitude de 5.100 metros

Ela está nos Andes Peruanos e tinha, em 2009, cerca de 30 mil habitantes. Ela está no topo do mundo.

Qual o menor atol do mundo?

É o Atol Rose (foto), ou Motu Manu, localizado na Samoa Americana. É um território dos Estados Unidos e, portanto, é seu ponto mais meridional.

Qual é a extensão do litoral brasileiro?

Do Cabo Orange, no litoral do Amapá, ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil/Rio Grande do Sul com o Uruguai, o Brasil tem um total de 7.408 quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2518 visitantes e 10 membros online