Qual o local mais seco do mundo?

Se você pensou que é o Saara, enganou-se. O Deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra. Ficou sem chuvas entre os anos 400 e 1971.
Ou seja, durante 1571 anos seguidos não houve uma gota de chuva no Deserto do Atacama, o que lhe dá o título do lugar mais árido e, ao mesmo tempo, o de deserto mais alto do mundo. Suas áreas mais altas estão a 6.885 metros acima do nível do mar.
Entenda por que é tão seco:
O Oceano Pacífico, que deveria ser o responsável por levar umidade até a região do Atacama, não consegue cumprir esse papel porque, quando as nuvens chegam lá, já descarregaram antes sua umidade. Assim, ao invés de enviar nuvens com chuva para o Atacama, só manda nuvens secas.
Isso acontece porque, quando a corrente marinha e fria de Humboldt se choca com as correntes quentes do Pacífico, isto gera condensação e, consequentemente, chuva. Mas essa chuva ocorre antes do Atacama. E a Cordilheira dos Andes, do outro lado do deserto, também impede a chegada do ar úmido vindo da Amazônia, funcionando como uma barreira.
Assim, sem a umidade vinda do Pacífico e da Amazônia, o Atacama fica longos períodos sem uma gota de chuva.
Mesmo assim, existem alguns lagos no Deserto do Atacama com água durante o ano todo. E isto ajuda o ciclo da vida em alguns lugares. A vegetação, formada unicamente por árvores de pequeno porte e arbustos, como a pimienta, o algarrobo, chanhar, anhanhuca e a brea, ocorre unicamente ao longo dos vales, na pre-cordilheira. O deserto, em sua maior parte, é formado por um terreno rochoso muito seco, sem qualquer planta. Próximo a Antofagasta, no Chile, existem áreas enormes consideradas de deserto absoluto, sem qualquer tipo de vegetação.
O Atacama tem um total de 105 mil quilômetros quadrados, abrangendo áreas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, com uma extensão de mil quilômetros.
As temperaturas variam entre 0 graus à noite e 40 graus durante o dia. Como resultado das condições inóspitas, a população é muito pequena. O local mais habitado é São Pedro de Atacama, no Chile, a 2.400 metros de altitude e com cerca de 3.000 habitantes.