O que é o Rio da Prata?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É criado pelas águas dos rios Paraná e Uruguai e separa a Argentina do Uruguai.

O Rio da Prata é um estuário com 290 quilômetros de extensão e que chega a uma largura de 219 quilômetros no local em que suas águas deixam de ser doces e passam a integrar o Oceano Atlântico. Esse ponto é definido por uma linha imaginária entre Punta Del Este, no Uruguai, e Punta Rasa, no Cabo San Antonio, na Argentina.

A profundidade, de apenas dois metros, é afetada pela descarga anual da ordem de 57 milhões de metros cúbicos de sedimentos provenientes das províncias do norte argentino e de todo o sul do Brasil, através, respectivamente, de seus afluentes (rios Uruguai e Paraná, no Brasil; e rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul). Com tanta sedimentação, a navegação é prejudicada e afeta as atividades dos Portos de Buenos Aires e Montevidéu. Isto exige a dragagem permanente e até a construção de alguns canais artificiais.

A bacia hidrográfica do Rio da Prata e de seus afluentes alcança um total de aproximadamente 3,2 milhões de quilômetros quadrados, com um caudal médio de 22 mil metros cúbicos por segundo.

Por vezes o Rio da Prata é considerado o maior e mais raso do mundo, mas essas informações não estão corretas. Primeiramente, ele só poderia considerar-se mar no momento em que se encontra com o Atlântico. Caso contrário, teríamos que considerar que o Amazonas também é um mar.

Além disso, o maior mar do mundo é o Mediterrâneo, com quase quatro mil quilômetros de extensão e o mais raso é o Mar de Azov, com uma profundidade de apenas 14 metros. Neste sentido, se o Rio da Prata pudesse ser considerado mar, sua profundidade é menor, de apenas dois metros, à exceção dos canais preparados para a navegação.

Atribui-se ao Rio da Prata a denominação da Argentina. Foi através do estuário que os exploradores do século XVI entravam rio adentro em busca de prata, procurando a lendária Sierra de Plata. Em 1525 encontraram alguns índios com um carregamento de prata e, a partir das expedições ao "Rio da Prata", a região ficou conhecida dessa forma. Como o nome latino da prata é argentum, daí se chegou a Argentina, o nome do país.

Aleatórias

Quais são os pontos extremos da África?

Os pontos extremos da África, considerando locais remotas e pequenas ilhas, estão, ao Norte, na Ilhas Galite (37º32'N), na Tunísia; e, ao Sul, no Cabo das Agulhas (34º51'15"S), na África do Sul (foto).

Onde estão localizadas as montanhas mais altas do mundo?

Todas as 109 montanhas com mais de sete mil metros de altitude em relação ao nível do mar estão situadas na Ásia Central. Depois do Everest, a mais alta é a K2 (foto), também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang ou Qogir Feng, no Himalaia.

Quantos terremotos acontecem por ano em todo o mundo?

A ocorrência de tremores de terra é praticamente constante, em todas as regiões do mundo. Mas felizmente a maior parte não causa danos.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2486 visitantes e Nenhum membro online