Lago Baikal, o recordista em profundidade, idade e volume de água

O Lago Baikal (foto) é o maior lago de água doce da Ásia e o mais profundo lago de água doce do mundo.
O Lago Baikal, localizado no sul da Sibéria, Rússia, entre Irkutsk e Buryatia, também é identificado como Lago Baical. É um lugar rico por sua biodiversidade, abrigando 1.085 espécies de plantas e 2.500 espécies de animais, números que tendem a crescer significativamente. Mais de 60% dos animais ali encontrados são endêmicos, ocorrendo apenas naquela região. É uma área comparada às Ilhas Galápagos, o principal laboratório vivo de biologia no mundo e onde Charles Darwin avançou em sua Teoria da Seleção Natural.
Na China Antiga, era conhecido como o Mar do Norte. Seu primeiro explorador da época moderna foi o russo Kurbat Ivanov, em uma expedição de 1643.
Foi inscrito pela Unesco como Patrimônio Mundial em 1996. Ele tem uma área de 31.500 quilômetros quadrados, com 636 quilômetros de comprimento por 80 quilômetros de largura e um volume de água de 23.615,39 quilômetros cúbicos, com uma bacia hidrográfica que chega a 560 mil quilômetros quadrados, com 27 ilhas - a maior delas, a Ilha Olkhon, com 72 quilômetros de comprimento, é a terceira maior ilha lacustre do mundo.
Se todos os rios do mundo desaguassem suas águas no Lago Baikal, ele levaria pelo menos um ano para encher. Conta com 20% de toda a água doce de degelo na Terra.
Recebe a água de 336 rios. Seus principais afluentes são os rios Selenga, Barguzin, Alto Angara, Turka, Sarma e o Snezhnaya. E, por sua vez, o Lago Baikal deságua no Rio Angara.
Além de ser o maior lago de água doce da Ásia, é o lago de água doce mais profundo da Terra, com uma profundidade de 1.680 metros. O fundo do lago está a 1.186,5 metros abaixo do nível do mar. Sua profundidade média é de 744,4 metros abaixo do nível do mar. É uma das depressões mais profundas do Planeta.
Também é o lago mais antigo de nossa história geológica, com 25 a 30 milhões de anos.