Qual é o maior deserto de sal no mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Salar de Uyuni (foto) ou Salar de Tunupa, é o maior deserto de sal do mundo

O maior deserto de sal do mundo está localizado junto à Cordilheira dos Andes, no sudoeste da Bolívia, nos departamentos de Potosi e Oruro, a uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar. Sua área total é de 10.582 km². Acredita-se que conta com uma reserva de 10 bilhões de toneladas de sal, das quais são extraídas atualmente, ao ano, menos de 25 mil toneladas.

Acredita-se que a origem desse sal está relacionada com a grande quantidade de vulcões no entorno.

O deserto é coberto por alguns metros de sal e é resultado de transformações em lagos pré-históricos que existiam na região (há cerca de 40 mil anos era parte integrante do então Lago Michin).

A crosta é uma fonte de sal de cobre e muito rica em lítio. Ali estão 50% a 70% das reservas mundiais de lítio, um elemento químico com inúmeras aplicações industriais, entre as quais a produção de vidro.

O Salar é a principal via de transporte no altiplano boliviano. Mesmo sendo um deserto de sal, existem ali diversas espécies de flamingos cor de rosa. Eles aparecem no verão, quando se inícia o período de chuvas e também quando ocorre o descongelamento das geleiras dos Andes, formando um lago com profundidade média de 30 centímetros. A área fica totalmente seca entre abril e novembro.

Aleatórias

Quem inventou a televisão?

Na realidade não há alguém que tenha inventado o aparelho de uma única vez. A televisão é a reunião de vários inventos e começou a tomar forma a partir da década de 1920.

Quantas pessoas foram mortas pela inquisição?

Existem divergências em relação aos números corretos, mas a informação mais confiável é de que tenham sido julgadas 150 mil pessoas, das quais 3 mil foram assassinadas em nome da "defesa da fé".

Quantos países existem no mundo e quais são?

O mundo possui 196 estados soberanos, incluindo membros das Nações Unidas (foto) e mais Taiwan e Vaticano. Além disso há outros territórios vinculados aos estados soberanos.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2414 visitantes e 33 membros online