Qual é o maior vulcão em escudo da Terra?

Ele está no Havaí (foto) e, embora seja o maior vulcão em escudo, não é o mais alto do mundo.
Primeiramente é necessário entender o que é um vulcão em escudo. São chamados assim os vulcões que se assemelham a um escudo deitado. Eles ficaram assim porque sua lava fluida, durante as erupções, percorre uma distância maior que a dos outros vulcões. Uma grande parte dos vulcões da Terra são desse tipo e o maior deles é o Mauna Loa (foto), no Havaí, onde todos os vulcões são do tipo escudo.
Mauna Loa tem 4.169 metros de altitude e 90 quilômetros de largura. Está ativo há mais de 700 mil anos e teria emergido do fundo do mar por volta de 400 mil anos atrás, duzentos mil anos a mais que as rochas mais antigas que estão datadas. Sua última erupção ocorreu de 24 de março a 15 de abril de 1984. Existem registros históricos de 33 erupções do Mauna Loa, mas nenhuma das recentes causou mortes, embora as erupções de 1926 e 1959 tenham destruído algumas aldeias.
Esse vulcão tem em seu interior um lago formado por lava fundida incandescente que, quando sobe ao topo, começa a transbordar na forma de escoadas rápidas e pode atingir grandes distâncias, queimando tudo em seu caminho.
O magma que resulta na lava expelida vem de um ponto do manto terrestre muito abaixo da ilha e teria sido o responsável pela formação das ilhas do Havaí há dezenas de milhões de anos. Há uma previsão de que esse magma possa se extinguir em 500 mil a 1 milhão de anos.