Onde e quando ocorreu o maior terremoto do mundo?

Valdivia, no Chile, foi palco do maior terremoto já registrado no mundo (foto). Ocorreu em 22 de maio de 1960.
O Sismo de Valdivia ou o Grande Sismo do Chile, aconteceu no Centro-Sul do Chile, a 840 quilômetros de Santiago, abrangendo principalmente as cidades de Valdivia e Concepción. Foi o mais forte já registrado cientificamente na história, com magnitude de 9,57 na Escala Richter.
Mas teve reflexos muito longe dali. Ele provocou uma erupção no Vulcão Puyehue, situado na Cordilheira dos Andes, junto à Argentina, a 2.240 metros de altitude. E produziu um tsunami que atingiu um grande número de cidades no Pacífico, incluindo os distantes Havaí e Japão.
Somente no Chile morreram 5.700 pessoas e foram feridas mais de dois milhões de pessoas, embora esses números nunca tenham sido apurados com precisão. O tsunami ocorrido no Havaí matou mais 62 pessoas e outras 31 nas Filipinas. Além disso, 965 pessoas morreram nos dias seguintes em razão de doenças causadas por sujeira e esgoto a céu aberto.
Segundo estudos científicos, o Chile é muito susceptível a terremotos pelo fato de estar na divisão das placas tectônicas Nazca e Sul-Americana.