Qual é a cidade mais seca do Brasil?

É a cidade de Cabaceiras (foto), na Paraíba, a 180 quilômetros de João Pessoa. É a "Roliúde Nordestina", por já terem sido rodados 25 filmes na região.
A cidade, com 5.035 habitantes em 2010 (segundo o IBGE), está localizada no semiárido brasileiro, no Planalto da Borborema, com uma precipitação média anual de apenas 348mm, que em sua maior parte ocorrem em dois meses. O período de estiagem, por ali, dura dez ou onze meses. E, quando chove, muitas vezes chove pra valer. Em 29 de abril de 2011, em apenas 24 horas, a chuva chegou a 108,2 milímetros, quase metade do total do ano.
A cidade se originou do Sítio Cabaceiras e do povoado construído ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1735. A paróquia foi criada em 1835 e, em 1885, foi transformada na Vila de Cabaceiras, que em 1938 passou a município.
Cabaceiras se atribui a denominação de "Roliúde Nordestina" (foto acima), pelo fato de já terem sido rodados ali 25 filmes dos mais diversos gêneros, entre eles "O Auto da Compadecida", filme dirigido por Guel Arraes e lançado em 1999, com base em uma peça de Ariano Suassuna; "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes; e "Romance", também de Guel Arraes. Em vista disso, a cidade possui um Memorial Cinematográfico.
Um dos lugares turísticos mais procurado em Cabaceiras é o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa a 25 quilômetros do centro, formado por grandes pedras arredondadas, cada uma com até 45 toneladas, e localizado em áreas do Hotel Fazenda Pai Mateus. Pai Mateus teria sido um curandeiro ermitão que ocupava o local e que atendia gratuitamente a população.