O Brasil ainda tem índios isolados, sem contato com a civilização?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sim, e o número é expressivo. O Brasil tem o maior número de povos isolados, ainda não contactados, em todo o mundo.

Segundo informações da Funai, de 2007, existiam nesse ano, em todo o país, 67 tribos indígenas não contactadas, das quais 32 estavam confirmadas. Era um número superior ao da Nova Guiné, até então considerada a nação com o maior número de tribos isoladas. No entanto, não são conhecidos os números atuais da Nova Guiné.

Esses números sobre as tribos isoladas no Brasil ainda não são totalmente confiáveis. Enquanto a Funai fala em 67 ou 69 povos isolados, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) aponta a existência de 98.

As tribos isoladas do Brasil, em 2013, contavam com um total estimado em 10 mil pessoas.

Veja quais são as reservas indígenas brasileiras onde atualmente vivem exclusivamente índios isolados, que ainda não tiveram contato com a civilização:

  • Acre: várias tribos na Terra Indígena Alto Tarauacá, Terra Indígena Riozinho do Alto Envira, Terra Indigena Xinane Isolados e Terra Indígena Igarapé Taboca do Alto Tarauacá.
  • Amazonas: Terra Indígena Hi Merimã, Terra Indígena Jacareúba/Katawixi e Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo (esta também ocupando parte do estado do Mato Grosso).
  • Rondônia: Terra Indígena Massaco, Terra Indígena Rio Omerê, Terra Indígena Rio Muqui e Terra Indígena Tanaru (onde estaria vivendo apenas um Índio Tanaru, pois os demais foram massacrados ou morreram por diversas doenças).

Em outras terras indígenas também existem índios isolados mas, ao mesmo tempo, também há tribos que já tiveram contato com a civilização. Essas áreas mistas estão localizadas no Maranhão, Amazonas, Goiás (onde os índios Avá-Canoeiros são os mais conhecidos; vivem perambulando na região da Mata do Mamão, na Ilha do Bananal e correm o risco de desaparecer), Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Pará, Acre e Roraima.

O maior grupo conhecido de índios isolados é formado por cerca de 1.500 indivíduos da nação Hi-Merimã, que vive no médio Rio Piranha e Rio Riozinho, na Bacia do Rio Purus, no Amazonas. Essa área foi declarada recentemente como protegida.

Aleatórias

Conheça Katmandu, a capital do Nepal e cidade mais atingida pelo 1° grande terremoto de 2015

A cidade, fundada em 723 e com sete monumentos classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficou em ruínas.

Confins do mundo nos pontos extremos da Ásia

Considerando-se as áreas remotas e pequenas ilhas, o Cabo Árctico (81º13'N 90º70'E), na Ilha Komsomolets, no arquipélago de Severnaya Zemlya, no Oceano Ártico, Rússia, é o ponto extremo no Norte da Ásia. Foto da capa.

Qual é a cidade mais seca do Brasil?

É a cidade de Cabaceiras (foto), na Paraíba, a 180 quilômetros de João Pessoa. É a "Roliúde Nordestina", por já terem sido rodados 25 filmes na região.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2658 visitantes e Nenhum membro online