Por que o pôr do sol é tão bonito?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma das belezas mais fotografadas por todos é, na verdade, uma ilusão de ótica. Aquela coisa maravilhosa que a gente vê, na realidade já está desaparecida no horizonte.

Quantos amores já surgiram e se desenvolveram sob as cores do pôr do sol... Quantos apaixonados pelas belezas naturais já não dedicaram muitos minutos a contemplar o sol se pondo, com suas cores e colorido encantador...

Mas a verdade é que tudo isso aconteceu quando já não existia o sol no horizonte. Aquela beleza toda, com o sol se pondo no horizonte e se escondendo no mar, atrás de uma montanha e visto lá longe, dando as últimas cores às cidades, na realidade é fruto de uma ilusão de ótica.

Ocorre que a atmosfera causa um desvio na luz do sol e, por isso, ele ainda pode ser visto mesmo já estando atrás do horizonte físico.

Seria mais ou menos o seguinte: ele já está surgindo no outro lado do mundo e a gente ainda o está vendo por aqui.

Por que o pôr do sol é mais bonito que o nascer? O vermelho e o laranja se destacam mais no pôr do sol por peculiaridades da atmosfera naquele momento. Em razão do aquecimento causado pelo sol na superfície terrestre durante o dia, reduzindo a umidade do ar e aumentando a velocidade dos ventos, isto faz com que levante mais poeira para o ar durante o dia. Ou seja, na hora do pôr do sol à oeste, tem mais poeira em suspensão do que no momento em que o sol nasce no leste.

 

Aleatórias

Conheça as Ilhas Galápagos, o maior santuário ecológico do mundo

As Ilhas Galápagos, no Equador, formam um arquipélago com 13 ilhas, consideradas o mais importante laboratório vivo de biologia no mundo.

Qual é a rodovia com mais curvas no país?

Talvez umas poucas rodovias brasileiras possam disputar esse título, mas a mais impressionante é a SC-390, que corta a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Qual foi o maior tremor de terras do Brasil?

O fenômeno foi registrado no Brasil em 20 de junho de 2003 próximo à cidade de Cruzeiro do Sul (foto), no Acre.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2379 visitantes e 14 membros online