Quais são os fusos horários brasileiros?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O Brasil possui quatro fusos horários, incluindo suas ilhas oceânicas, à oeste do Meridiano de Greenwich, na Inglaterra, que é o marco zero (foto).

Os fusos horários representam a hora em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), que em 1986 substituiu o Greenwich Mean Time (GMT). O ponto zero (foto) está no Observatório Real existente na localidade de Greenwich, nos arredores de Londres.

O Horário de Brasília, que é a Hora Oficial do Brasil, está no UTC - 3, o que significa 3 horas a menos em relação ao ponto zero.

O Acre, que tem o UTC - 5, tem cinco horas a menos, o que significa que, quando em Brasília são 8 horas, no Acre são 6 horas.

São os seguintes os fusos horários brasileiros (mapa acima):

  • UTC −2 (Horário de Fernando de Noronha): arquipélagos Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.
  • UTC −3 (Horário de Brasília, a hora oficial do Brasil): Distrito Federal; regiões Sul, Sudeste e Nordeste; estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
  • UTC −4 (Horário da Amazônia): estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e dois terços do estado do Amazonas.
  • UTC −5 (Horário do Acre): estado do Acre e treze municípios no oeste do estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

O fuso horário UTC - 5 foi extinto em 2008, mas referendo realizado pela população do Acre em 2010 restabeleceu o horário antigo e, com isso, retomou-se o UTC - 5.

O Horário de Verão, estabelecido em 1985, abrange apenas as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, estendendo-se de outubro a fevereiro. Isso ocorre porque, nessas regiões, a duração do dia é maior que a duração da noite, enquanto nas demais regiões a diferença é muito pequena e não justifica a mudança. A justificativa é reduzir o consumo de energia elétrica.

Aleatórias

Onde ocorrem mais terremotos no mundo?

90% dos terremotos acontecidos no mundo ocorrem no chamada Círculo de Fogo do Pacífico (imagem).

Qual o país com as maiores reservas provadas de petróleo?

Se você pensou que é a Arábia Saudita, está errado. As maiores reservas provadas de petróleo (foto) estão na Venezuela.

A quantidade de neurônios em nosso cérebro

Estudos científicos demonstram que existem cerca de 86 bilhões no cérebro humano.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1910 visitantes e Nenhum membro online