Ainda existem bruxas nos dias atuais?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sim, mas não voam mais em vassouras e nem são queimadas em praça pública por tribunais da Igreja Católica.

Os tribunais católicos, dominados por padres dominicanos, tinham até uma técnica para identificar as bruxas. Se o peso da acusada fosse menor que o peso de uma bíblia gigante, ela não escapava da fogueira, pois se dizia que as bruxas tinham uma leveza "sobrenatural".

A Inglaterra ainda possuía uma lei contra a bruxaria até 1951. Só depois de sua revogação, nesse ano, é que Gerald Gardner publicou seu primeiro livro sobre bruxaria, "Witchcraft Today" ou a Bruxaria Hoje, referindo-se pela primeira vez ao termo Wicca, a bruxaria que se origina dos antigos cultos pagãos na Europa, associada a rituais da chamada Alta Magia. Os wiccas cultuam deuses da mitologia celta e têm rituais também muito ligados à natureza, semelhantes a comportamentos indígenas.

Gerald Gardner chega a ser apresentado como o pai da Religião Wicca. Pois é, a bruxaria virou uma religião e vem tendo um número crescente de adeptos, entre homens e mulheres, que utilizam a "Arte dos Sábios" associada com conhecimentos de outras religiões.

Mas ninguém anda mais por aí dizendo que é bruxa ou bruxo. Normalmente preferem o anonimato e cerimônias reservadas. Elas e eles celebram, por exemplo, a chamada Roda do Ano e a Lua Cheia. Preparam chás, alimentos que definem como enfeitiçados e algumas misturas de incenso que alteram o comportamento das pessoas. Enquanto pessoas comuns vão a analistas, bruxas e bruxos consultam oráculos. Elas e eles não perseguem seus inimigos, mas lhes lançam feitiços.

As bruxas da Idade Média e que muitas vezes iam parar nas fogueiras da Inquisição Católica, produziam um unguento a partir de plantas alucinógenas, que era conhecido como a pomada das bruxas. Seus delírios davam a sensação de levitação, o que as associou com voos. Mas as de hoje andam por aí como pessoas normais e, felizmente, livres da antiga fúria dos padres dominicanos.

Até o ano 2000 o Brasil tinha entre 10 mil e 50 mil wiccanos. Por isso eles foram incluídos entre outras reliiões no Censo de 2000. A maior concentração de wiccanos ou da bruxaria, está em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e algumas cidades do Nordeste. Nos anos mais recentes houve um grande crescimento e atualmente existem projeções de que há 250 mil a 300 mil seguidores da religião Wicca no país. Não são apenas sacerdotes ou sacerdotisas, bruxos ou bruxas, mas esse seria o total de adeptos da religião.

Aleatórias

Quais são os pontos extremos da África?

Os pontos extremos da África, considerando locais remotas e pequenas ilhas, estão, ao Norte, na Ilhas Galite (37º32'N), na Tunísia; e, ao Sul, no Cabo das Agulhas (34º51'15"S), na África do Sul (foto).

Qual é o lugar mais isolado na Terra?

A Ilha de Páscoa (foto), a 3.700 km da costa oeste do Chile, é a área de terra mais isolada em todo o mundo.

Qual o maior buraco azul do mundo?

O Great Blue Hole, junto à cidade de Belize, é o maior buraco azul do mundo e foi descoberto por Jaques Costeau.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2238 visitantes e 30 membros online