Quem inventou o celular? E quando?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ele não era tão lindo e funcional como é hoje e surgiu em 1947. A foto é de um rádio-telefone da década de 1960.

O equipamento quase inseparável da atual geração, o celular (ou o telemóvel, como se diz em Portugal), surgiu algumas décadas antes de chegar a nossas mãos (no início dos anos 1990). A invenção é de 1947 e é atribuída aos laboratórios da Bell, nos Estados Unidos, um dos grandes centros de desenvolvimento tecnológico durante o século passado. Foi a primeira área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da AT&T e que coleciona, entre suas invenções, os comutadores telefônicos, cabos de telefone, transistores, LEDs, lasers, o sistema operacional Unix e a linguagem de programação C. A AT&T foi fundada em 1875 pelo inventor Alexander Graham Bell (justamente o inventor do telefone, aparelho que teve as patentes registradas em 1876 e 1877), em parceria com Gardiner Hubbard e Thomas Sanders.

Então, os laboratórios Bell, antiga área de desenvolvimento da AT&T, que foi fundada pelo inventor do telefone, também inventaram o telefone celular.

O celular utiliza ondas eletromagnéticas. Sua primeira geração (1G), unicamente analógica, foi desenvolvida nos anos 1980, baseada nos sistemas NMT e AMPS. A segunda geração (2G) já entrou na era digital e foi desenvolvida entre os anos 1980 e início dos anos 1990, tendo resultado nos sistemas GSM, CDMA e TDMA. A terceira geração (3G), a mais popular atualmente, totalmente digital e com mais recursos, desenvolve-se desde o final dos anos 1990, utilizando UMTS e EVDO. E neste momento estamos assistindo ao desenvolvimento da 4G, que certamente vai nos trazer muitas novidades, particularmente maior velocidade nas conexões de Internet.

Aleatórias

Qual é a rodovia com mais curvas no país?

Talvez umas poucas rodovias brasileiras possam disputar esse título, mas a mais impressionante é a SC-390, que corta a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Temperaturas no núcleo da terra chegam a 6.000 graus Celsius

Com tantas áreas gélidas na Terra, é difícil imaginar que, algumas centenas de quilômetros abaixo do solo, as temperaturas cheguem a 6.000 graus Celsius.

Onde está a água marinha menos salina da Terra?

O Golfo da Finlândia (foto) tem 348 vezes menos sal que o Mar de Aral, o líder em termos de níveis de salinidade.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 3439 visitantes e 9 membros online