Quem inventou o celular? E quando?

Ele não era tão lindo e funcional como é hoje e surgiu em 1947. A foto é de um rádio-telefone da década de 1960.
O equipamento quase inseparável da atual geração, o celular (ou o telemóvel, como se diz em Portugal), surgiu algumas décadas antes de chegar a nossas mãos (no início dos anos 1990). A invenção é de 1947 e é atribuída aos laboratórios da Bell, nos Estados Unidos, um dos grandes centros de desenvolvimento tecnológico durante o século passado. Foi a primeira área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da AT&T e que coleciona, entre suas invenções, os comutadores telefônicos, cabos de telefone, transistores, LEDs, lasers, o sistema operacional Unix e a linguagem de programação C. A AT&T foi fundada em 1875 pelo inventor Alexander Graham Bell (justamente o inventor do telefone, aparelho que teve as patentes registradas em 1876 e 1877), em parceria com Gardiner Hubbard e Thomas Sanders.
Então, os laboratórios Bell, antiga área de desenvolvimento da AT&T, que foi fundada pelo inventor do telefone, também inventaram o telefone celular.
O celular utiliza ondas eletromagnéticas. Sua primeira geração (1G), unicamente analógica, foi desenvolvida nos anos 1980, baseada nos sistemas NMT e AMPS. A segunda geração (2G) já entrou na era digital e foi desenvolvida entre os anos 1980 e início dos anos 1990, tendo resultado nos sistemas GSM, CDMA e TDMA. A terceira geração (3G), a mais popular atualmente, totalmente digital e com mais recursos, desenvolve-se desde o final dos anos 1990, utilizando UMTS e EVDO. E neste momento estamos assistindo ao desenvolvimento da 4G, que certamente vai nos trazer muitas novidades, particularmente maior velocidade nas conexões de Internet.