Quantos oceanos existem e qual sua profundidade?

A Fossa das Marianas (foto), no Pacífico, com uma profundidade de 11.034 metros, é o local mais profundo dos oceanos.
A Terra tem cinco oceanos, representando cerca de 71% da superfície do Planeta ou 361 milhões de quilômetros quadrados. A maior parte dessa área tem profundidades superiores a 3 mil metros.
Veja, abaixo, quais são os oceanos e a profundidade máxima em cada um, segundo informações da Organização Hidrográfica Internacional:
Oceano Pacífico: separa a Ásia e Oceania das Américas e também tem o ponto mais profundo dos mares, com 11.037 metros, localizado na Fossa das Marianas, à leste das Ilhas Marianas. Seu fundo foi atingido pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960 pelo batiscafo Trieste, da marinha dos Estados Unidos. Em 1995 foi a vez do submarino-robô Kaikô, do Japão. Não houve condições para realizar fotos do local nessas ocasiões pois as janelas do batiscafo tinham a dimensão de uma moeda para que pudessem resistir à pressão da água. Somente três homens chegaram até seu ponto extremo até o momento.
Oceano Atlântico: separa as Américas da Eurásia e África e tem seu ponto de maior profundidade na Fossa de Porto Rico, a 8.648 metros.
Oceano Índico: separa África e Austrália e chega até o Sul da Ásia. Seu ponto mais profundo está na Fossa de Java, com 7.725 metros.
Oceano Antártico: circunda a Antártida e, muitas vezes, é considerado uma simples extensão do Pacífico, Índico e Atlântico. Seu ponto de maior profundidade, com 7.235 metros, está na Fossa Sandwich do Sul.
Oceano Ártico: sua Fossa Litke Deep, na Bacia da Eurásia, é seu ponto de maior profundidade. Chega a ser considerado como um mar do Atlântico e banha os entornos do Polo Norte, entre o norte da América do Norte e a Eurásia.