Qual o local mais seco do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Se você pensou que é o Saara, enganou-se. O Deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra. Ficou sem chuvas entre os anos 400 e 1971.

Ou seja, durante 1571 anos seguidos não houve uma gota de chuva no Deserto do Atacama, o que lhe dá o título do lugar mais árido e, ao mesmo tempo, o de deserto mais alto do mundo. Suas áreas mais altas estão a 6.885 metros acima do nível do mar.

Entenda por que é tão seco:

O Oceano Pacífico, que deveria ser o responsável por levar umidade até a região do Atacama, não consegue cumprir esse papel porque, quando as nuvens chegam lá, já descarregaram antes sua umidade. Assim, ao invés de enviar nuvens com chuva para o Atacama, só manda nuvens secas.

Isso acontece porque, quando a corrente marinha e fria de Humboldt se choca com as correntes quentes do Pacífico, isto gera condensação e, consequentemente, chuva. Mas essa chuva ocorre antes do Atacama. E a Cordilheira dos Andes, do outro lado do deserto, também impede a chegada do ar úmido vindo da Amazônia, funcionando como uma barreira.

Assim, sem a umidade vinda do Pacífico e da Amazônia, o Atacama fica longos períodos sem uma gota de chuva.

Mesmo assim, existem alguns lagos no Deserto do Atacama com água durante o ano todo. E isto ajuda o ciclo da vida em alguns lugares. A vegetação, formada unicamente por árvores de pequeno porte e arbustos, como a pimienta, o algarrobo, chanhar, anhanhuca e a brea, ocorre unicamente ao longo dos vales, na pre-cordilheira. O deserto, em sua maior parte, é formado por um terreno rochoso muito seco, sem qualquer planta. Próximo a Antofagasta, no Chile, existem áreas enormes consideradas de deserto absoluto, sem qualquer tipo de vegetação.

O Atacama tem um total de 105 mil quilômetros quadrados, abrangendo áreas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, com uma extensão de mil quilômetros.

As temperaturas variam entre 0 graus à noite e 40 graus durante o dia. Como resultado das condições inóspitas, a população é muito pequena. O local mais habitado é São Pedro de Atacama, no Chile, a 2.400 metros de altitude e com cerca de 3.000 habitantes.

Aleatórias

Onde encontrar informações científicas e acadêmicas?

Duas grandes bases do trabalho científico e acadêmico brasileiro, são a SciELO (Scientific Electronic Library Online) e o Google Acadêmico.

Qual é o mar mais salgado do Planeta?

O Mar de Aral, na Ásia Central, tem a água mais salgada. E é, ao mesmo tempo, o maior desastre ambiental do Planeta.

Entenda o que é Pré-Sal, a camada que coloca o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo

Em uma faixa de 800 quilômetros entre o Espírito Santo e Santa Catarina, há uma reserva estimada entre 80 a 100 bilhões de barris de petróleo e gás.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1048 visitantes e 39 membros online