Qual é a maior cordilheira do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Cordilheira dos Andes (foto), com uma extensão de 8 mil quilômetros, é a maior cadeia de montanhas do mundo.

Cordilheira dos Andes

Como pode ser visto na foto acima, a Cordilheira dos Andes atravessa toda a costa ocidental da América do Sul, passando por sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile, os seis últimos também conhecidos como países andinos. Em suas áreas mais largas chega a ter 160 qilômetros. Estende-se das proximidades do Mar do Caribe, na Venezuela, até a Patagônia, no extremo-sul do continente, na Argentina.

Com uma altitude média de 4.000 metros acima do nível do mar, a Cordilheira dos Andes tem como seu ponto culminante o Monte Aconcágua (na Argentina), com 6.962 metros de altura.

A cordilheira resultou de um choque ocorrido há milhões de anos entre as placas tectônicas Nazca e Sul-Americana. O choque ocorreu quando a Nazca se moveu em direção à placa Sul-Americana. Por ser mais densa, a placa Nazca penetrou por baixo da Sul-Americana e resultou na elevação do terreno na zona de choque, originando as montanhas que atualmente integram a cordilheira.

Aleatórias

Qual é o ponto culminante do Brasil?

O Pico da Neblina (foto), localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na Serra do Imeri, no Amazonas, é o ponto mais do Brasil, com 2.993,78 metros de altitude.

O que são e por que ocorrem os terremotos?

Os terremotos (na foto o tsunami no Japão, em 2011) podem ocorrer entre a superfície e profundidades de até 700 quilômetros, os mais raros.

Quantos países existem no mundo e quais são?

O mundo possui 196 estados soberanos, incluindo membros das Nações Unidas (foto) e mais Taiwan e Vaticano. Além disso há outros territórios vinculados aos estados soberanos.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 708 visitantes e 7 membros online