O que é o Rio da Prata?

É criado pelas águas dos rios Paraná e Uruguai e separa a Argentina do Uruguai.
O Rio da Prata é um estuário com 290 quilômetros de extensão e que chega a uma largura de 219 quilômetros no local em que suas águas deixam de ser doces e passam a integrar o Oceano Atlântico. Esse ponto é definido por uma linha imaginária entre Punta Del Este, no Uruguai, e Punta Rasa, no Cabo San Antonio, na Argentina.
A profundidade, de apenas dois metros, é afetada pela descarga anual da ordem de 57 milhões de metros cúbicos de sedimentos provenientes das províncias do norte argentino e de todo o sul do Brasil, através, respectivamente, de seus afluentes (rios Uruguai e Paraná, no Brasil; e rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul). Com tanta sedimentação, a navegação é prejudicada e afeta as atividades dos Portos de Buenos Aires e Montevidéu. Isto exige a dragagem permanente e até a construção de alguns canais artificiais.
A bacia hidrográfica do Rio da Prata e de seus afluentes alcança um total de aproximadamente 3,2 milhões de quilômetros quadrados, com um caudal médio de 22 mil metros cúbicos por segundo.
Por vezes o Rio da Prata é considerado o maior e mais raso do mundo, mas essas informações não estão corretas. Primeiramente, ele só poderia considerar-se mar no momento em que se encontra com o Atlântico. Caso contrário, teríamos que considerar que o Amazonas também é um mar.
Além disso, o maior mar do mundo é o Mediterrâneo, com quase quatro mil quilômetros de extensão e o mais raso é o Mar de Azov, com uma profundidade de apenas 14 metros. Neste sentido, se o Rio da Prata pudesse ser considerado mar, sua profundidade é menor, de apenas dois metros, à exceção dos canais preparados para a navegação.
Atribui-se ao Rio da Prata a denominação da Argentina. Foi através do estuário que os exploradores do século XVI entravam rio adentro em busca de prata, procurando a lendária Sierra de Plata. Em 1525 encontraram alguns índios com um carregamento de prata e, a partir das expedições ao "Rio da Prata", a região ficou conhecida dessa forma. Como o nome latino da prata é argentum, daí se chegou a Argentina, o nome do país.