Lago Assal, o mais salgado do mundo

O Lago Assal, no ponto mais baixo da África, é considerado o lago mais salgado do mundo.
Com uma área aproximada de 54 quilômetros quadrados e localizado na região de Dikhil, no Djibuti, o Lago Assal é não apenas o lago mais salgado do mundo mas também o ponto mais baixo da África, 155 metros abaixo do nível do mar.
Seu índice de salinidade é de 34,8%, igual ao do Mar de Aral, na Ásia Central.
O Lago Assal tem uma capacidade de até 400 milhões de metros cúbicos de água. Com um comprimento máximo de 10 quilômetros e uma largura máxima de 7 quilômetros, tem uma profundidade média de 7,4 metros e uma profundidade máxima de pouco mais de 20 metros.
Está localizado na cratera de um vulcão extinto na região de Tajdourah, na fronteira com a Eritreia e a Etiópia. Tajdourah é a maior região do Djibuti e também uma das mais importantes economicamente, justamente em razão do sal explorado nas salinas no entorno do Lago Assal. Esse sal chega a ser usado como moeda de troca pelos beduínos que ocupam a região.
É relativamente próximo da cidade de Djibuti, a capital do país, a 120 quilômetros de distância.
As temperaturas na região chegam a 52º C, o que resulta em uma taxa elevada de evaporação das águas, contribuindo para o índice de salinidade elevado. A presença de sal no Lago Assal é dez vezes maior que a normalmente encontrada nos mares.