Mar Cáspio, o maior lago de água salgada do mundo

O Mar Cáspio, com uma área de 371 mil quilômetros quadrados, é o maior lago de água salgada do mundo, fechado e no interior. É considerado por muitos como sendo mar.
O Mar Cáspio banha áreas do Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turquemenistão. Entre suas cidades mais próximas estão Baku (Azerbaijão), Turkmenbachi (Turquemenistão), Babol (Irã), Atyrau e Aktau (Cazaquistão). Em suas margens vivem mais de 12 milhões de pessoas.
Tem como principais afluentes os rios Volga e Ural. No total, possui 130 afluentes, dos quais nove têm foz em forma de delta. Conta com cerca de 50 ilhas, entre médias e grandes.
Embora formado por rios de água doce, o Mar Cáspio tem uma salinidade de 1,2%, correspondendo a um terço da salinidade encontrada na maior parte das águas marinhas. Uma explicação para suas águas salgadas seria o fato de que, há cinco milhões de anos, ter tido uma ligação com o Mar de Azov e, por extensão, com o Mar Negro e com o Mar Mediterrâneo.
Tem uma fauna rica, com cerca de 1.809 espécies, entre as quais 100 peixes diferentes. A maior parte dos esturjões (um dos peixes mais apreciados) do mundo está concentrada em suas águas.
É o maior corpo de água fechado em áreas continentais. Chega a ser considerado como o maior lago do mundo e até como mar. Ele não tem saídas, o que se conhece como uma bacia endorreica. Seu volume de águas é de 78 mil e 200 quilômetros cúbicos.
Além de receber toda a água da Bacia do Volga, também chegam ao Mar Cáspio a população de quase metade da população russa e de um terço dos resíduos da produção industrial e agrícola das margens do Rio Volga.
Tem uma área total de 371 mil quilômetros quadrados, com um comprimento máximo de 1.200 quilômetros, largura máxima de 450 quilômetros, costa total de 7.000 quilômetros, profundidade média de 180 metros e profundidade máxima de 1.025 metros. É considerado o lago mais importante do mundo.
Descobertas em uma caverna da Geórgia mostram vestígios do homem de Neanderthal. Outras descobertas nas cavernas Huto, no Irá, na parte sul do Cáspio, indicam que a região poderia estar sendo ocupada há 11 mil anos.
O Mar Cáspio é uma das regiões de maior produção de petróleo no mundo, com reservas avaliadas em 10 bilhões de toneladas.