Qual foi o maior tremor de terras do Brasil?

O fenômeno foi registrado no Brasil em 20 de junho de 2003 próximo à cidade de Cruzeiro do Sul (foto), no Acre.
O maior tremor de terras verificado até o momento no Brasil ocorreu entre o Estado do Amazonas e a divisa com o Acre, próximo à cidade de Cruzeiro do Sul. Atingiu a magnitude de 7,1 na Escala Richter e, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, aconteceu a 553 quilômetros de profundidade.
Nos últimos cem anos foram registrados no Brasil cinco abalos sísmicos com mais de 7 graus na Escala Richter, mas nenhum tendo causado prejuízos.
No Brasil ocorrem muito poucos tremores. Há em média um por ano, mas com magnitudes entre 1 e 3, geralmente não sendo percebidos. A cada cinco anos ocorre um com magnitude 4 ou pouco superior.
Geralmente o epicentro desses tremores está localizado na Cordilheira dos Andes e a maior percepção acontece no Nordeste e no Acre.
A atividade sísmica mais bem documentada no país ocorreu em João Câmara, no Rio Grande do Norte, em 21 de agosto de 1986, tendo sido sentida de Natal a Brasília e chegou à magnitude 4,3. Em 30 de novembro de 1986 houve um tremor de maior magnitude (5,1), que chegou a ter danos mais significativos, embora nada comparado com o que acontece em outras partes do mundo.