Qual foi o maior tremor de terras do Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O fenômeno foi registrado no Brasil em 20 de junho de 2003 próximo à cidade de Cruzeiro do Sul (foto), no Acre.

O maior tremor de terras verificado até o momento no Brasil ocorreu entre o Estado do Amazonas e a divisa com o Acre, próximo à cidade de Cruzeiro do Sul. Atingiu a magnitude de 7,1 na Escala Richter e, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, aconteceu a 553 quilômetros de profundidade.

Nos últimos cem anos foram registrados no Brasil cinco abalos sísmicos com mais de 7 graus na Escala Richter, mas nenhum tendo causado prejuízos.

No Brasil ocorrem muito poucos tremores. Há em média um por ano, mas com magnitudes entre 1 e 3, geralmente não sendo percebidos. A cada cinco anos ocorre um com magnitude 4 ou pouco superior.

Geralmente o epicentro desses tremores está localizado na Cordilheira dos Andes e a maior percepção acontece no Nordeste e no Acre.

A atividade sísmica mais bem documentada no país ocorreu em João Câmara, no Rio Grande do Norte, em 21 de agosto de 1986, tendo sido sentida de Natal a Brasília e chegou à magnitude 4,3. Em 30 de novembro de 1986 houve um tremor de maior magnitude (5,1), que chegou a ter danos mais significativos, embora nada comparado com o que acontece em outras partes do mundo.

Aleatórias

Conheça os 10 lugares mais quentes do mundo

Dallol (foto), na Woreda de Dallol, no Norte da Etiópia, é o local já habitado mais quente da Terra, com temperaturas junto ao Vulcão Dallol que chegam a 60 graus Celsius. O Deserto Dasht-e Lut, no Irã, tem a marca de ter registrado a temperatura mais alta já verificada na superfície terrestre, 70,7 graus Celsius.

O Deserto de Maine, nos Estados Unidos, é o menor do mundo

Com uma área de 160 mil metros quadrados (16 hectares), o Deserto de Maine está localizado em Freeport, no Estado do Maine, Nordeste dos Estados Unidos.

Qual é a maior ilha do Brasil?

Ela fica no Estado do Pará e integra um arquipélago com mais 2.500 ilhas de tamanhos diferentes.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 5928 visitantes e 29 membros online