Pão de Açúcar, o mais famoso monólito brasileiro

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É um dos mais famosos monólitos brasileiros, imortalizado em fotos e filmes que o tornam um dos lugares mais lembrados do Rio de Janeiro.

Por ser uma estrutura geológica formada por uma única pedra, o Pão de Açúcar é um monólito. Na realidade integra o complexo de morros Pão de Açúcar, no bairro da Urca. Com o mesmo nome, Morro do Pão de Açúcar, é o principal morro do complexo. Ali está a estátua do Cristo Redentor, principal cartão postal do Rio, bem como o teleférico (Bondinho do Pão de Açúcar) que liga a atração com a Praia Vermelha e o Morro da Urca.

O Pão de Açúcar é margeado pela Baía de Guanabara e cenário das fotos mais deslumbrantes feitas do Rio de Janeiro.

Nosso monólito mais famoso tem uma altura de 395 metros acima do nível do mar e é formado por um bloco único de gnaisse-granito com mais de 600 milhões de anos. Resultou da separação entre os continentes americano e africano.

Aleatórias

Qual o local mais seco do mundo?

Se você pensou que é o Saara, enganou-se. O Deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra. Ficou sem chuvas entre os anos 400 e 1971.

Qual era a altura de Napoleão?

Se você pensa que ele era baixinho, se enganou. Tinha uma estatura normal  tanto para a época quanto para os padrões dos tempos atuais.

Onde estão localizadas as montanhas mais altas do mundo?

Todas as 109 montanhas com mais de sete mil metros de altitude em relação ao nível do mar estão situadas na Ásia Central. Depois do Everest, a mais alta é a K2 (foto), também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang ou Qogir Feng, no Himalaia.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1502 visitantes e 12 membros online