Qual a cidade onde mais chove no Brasil?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Calçoene (foto), no Amapá, é a cidade mais úmida e onde mais chove no Brasil. Esse é o último município com alguma estrutura de serviços até a chegada no Oiapoque.

Segundo pesquisas realizadas pela Embrapa, a precipitação média anual de Calçoene é de 4.165 milímetros, mas no ano 2000 ela chegou ao que poderia ser seu recorde, de 7.000 milímetros. Para que você tenha uma ideia do que isso significa, essas chuvas são três vezes maiores que as ocorridas na cidade de São Paulo. Durante o período de pesquisa, entre janeiro e junho ocorreram 25 dias de chuva por mês. Ou seja, chove praticamente todo o dia.

O município de Calçoene está localizado no Amapá, a 356 quilômetros de sua Capital, Macapá, com acesso por rodovia asfaltada. Também está distante 200 quilômetros do Oiapoque. Foi emancipado com esse nome em 22 de dezembro de 1956, significando calço (cunha) e ene (norte). Surgiu onde existia antigamente o povoado da Cachoeira do Firmino, originado da mineração do ouro nas minas do Lourenço. Foi implantada ali, no final do século XIX, uma colônia de imigrantes russos. O município foi emancipado quando, no século passado, ocorreu uma invasão por parte da Guiana Francesa.

Em 2014, segundo o IBGE, sua população era de 9.979 habitantes, com uma densidade de apenas 0,63 habitante por quilômetro quadrado. A área do município é de 14.269 quilômetros quadrados.

Em Calçoene existem também algumas atrações turísticas interessantes, como o Parque Arqueológico do Solstício, onde existem 127 rochas formando um círculo de 30 metros de diâmetro, com pedras de granito de até 4 metros de comprimento. São conhecidas como Stonehenge do Amapá, por serem consideradas semelhantes às existentes em Stonehenge, na Inglaterra. Também guardam semelhança com outro sítio megalítico encontrado na Guiana Francesa e datado em mais de 2.000 anos.

Um dos blocos do círculo megalítico de Calçoene foi posicionado de forma que o sol, durante o solstício de inverno no Hemisfério Norte, fica ali posicionado a pino, sem que apareça qualquer sombra. Por isso, no passado, civilizações antigas podem ter tido ali uma espécie de observatório astronômico.

Outra atração local é a Praia do Goiabal, única de água salgada no Estado. Aliás, o município, à norte e leste, tem como limite o Oceano Atlântico. No norte e leste tem limite com o município do Amapá (homônimo do Estado). À sudeste, com Pracuúba. À oeste, com a Serra do Navio. E à noroeste com o Oiapoque.

Aleatórias

Terra ainda possui 500 vulcões ativos

São cerca de 500 os vulcões considerados ativos atualmente. Desses, vinte deles são considerados muito ativos.

Quais as 5 cidades mais altas do mundo?

As cinco cidades mais altas do mundo estão distribuídas por dois países, Peru e China, considerando-se apenas centros urbanos com população significativa e ocupados durante todo o ano. A foto mostra Wenquan, na China, a segunda cidade mais alta do mundo.

Entenda o que é Pré-Sal, a camada que coloca o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo

Em uma faixa de 800 quilômetros entre o Espírito Santo e Santa Catarina, há uma reserva estimada entre 80 a 100 bilhões de barris de petróleo e gás.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2286 visitantes e 40 membros online