Maior caverna escondia os vietcongues

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Hang Son Doong, a maior caverna do mundo, está localizada em Tan Trach, Bo Trach, Quang Binh, no Vietnã, a cerca de 500 quilômetros da capital, Hanói.

Tem uma extensão de 4,5 quilômetros e uma altura de até 150 metros, que corresponde a um prédio de 50 andares. Integra uma galeria de cavernas do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang e chegou a ser usada como esconderijo dos vietcongues durante a Guerra do Vietnã.

A caverna foi descoberta em 1991, mas só em 2009, durante uma expedição da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, é que foi percorrido todo o seu interior. Durante a expedição, uma das surpresas foi a localização de uma floresta escondida no interior da caverna.

Hang Son Doong supera em muito a caverna que até então detinha o título de maior do mundo, a Caverna do Veado, na Ilha de Bornéu, com 1,6 quilômetro de extensão e 91 metros de altura.

Aleatórias

Qual o menor atol do mundo?

É o Atol Rose (foto), ou Motu Manu, localizado na Samoa Americana. É um território dos Estados Unidos e, portanto, é seu ponto mais meridional.

O que são e por que ocorrem os terremotos?

Os terremotos (na foto o tsunami no Japão, em 2011) podem ocorrer entre a superfície e profundidades de até 700 quilômetros, os mais raros.

Qual é o povoado mais ao norte do Brasil?

Se o Brasil começa nas nascentes do Rio Ailã, no município Uiramutã, em Roraima, o povoado mais ao norte não é a sede desse município, mas a Terra Indígena Raposa Serra do Sol (foto).

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 6171 visitantes e 42 membros online