A moeda tem uma história de mais de 4 mil anos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O surgimento da moeda ocorreu por volta de 2000 a.C., enquanto o papel moeda é do primeiro século de nossa era.

Gansos que viviam em volta do templo em homenagem à deusa Juno, alertaram os romanos para o ataque dos gauleses, por volta de 390 a.C. O templo era próximo da casa onde eram fundidos os antigos denarios e, por isso, moeda foi uma evolução da palavra romana monere (que significa avisar). A partir desse aviso dos gansos, o templo da deusa no Monte Capitolio passou a ser chamado de Juno Moneta.

Mas o surgimento da moeda é muito mais antigo do que o império romano.

Esse surgimento remonta às proximidades de 2000 a.C., quando metais (ouro e prata) passaram a ser usados como representação do valor de grãos estocados em celeiros dos templos sumerianos, mesopotâmicos e do Antigo Egito. Graças a isso, o comércio passou a se desenvolver no chamado Crescente Fértil ao longo dos séculos seguintes.

Mas o surgimento das moedas de bronze (em diversos formatos, como peixe, chave, faca, machado, concha e enxada) teria ocorrido na China, entre 1122 e 256 A.C., com o nome dos governantes gravado e o valor.

A Grécia Antiga começou a cunhar moedas por volta do século VII a.C., utilizando imagens de animais, plantas e objetos. Coruja, pegasus e a tartaruga estavam presentes nas moedas antigas mais famosas. A primeira moeda vinculada ao valor do metal, foi cunhada na Sicília e na Magna Grécia no final do século V a.C. Na Roma Antiga a cunhagem começou a ser feita dois séculos depois, embora já se adotasse o bronze desde o século VII a.C. como um bem para intermediar trocas.

O primeiro papel moeda surgiu na China, no ano 89. Mas foram necessários mais de seiscentos anos para que a novidade fosse difundida em outras regiões por missionários. Esse papel moeda também chamou a atenção de um comerciante famoso de Veneza, Marco Polo, que viveu na China por 17 anos.

Na África Ocidental, a partir do século XI, diversos países passaram a utilizar as chamadas manilhas, moedas no formato de argola e em sua maioria feitas de cobre, que se tornaram peça fundamental para o comércio de compra e venda de escravos.

O Brasil, entre 1500 e 1808, usou o real, que havia sido criado em Portugal em 1112. Com a chegada de D. João VI, em 1808, o real passou a ser chamado de mil réis. Em 1942 os mil réis se transformaram no cruzeiro. Nossa moeda passou a ser denominada de cruzeiro novo em 1965. Voltou a cruzeiro em março de 1970 e, em 1986, ganhou o nome de cruzado. Em 1989 veio o cruzado novo, em 1990 recebeu novamente o nome de cruzeiro e, desde agosto de 1993, temos o real.

Ao longo da história da moeda no mundo ocorreram algumas curiosidades interessantes. Durante a Primeira Guerra Mundial, por exemplo, os alemães utilizaram peças de porcelana como moedas. Na França do final do século XIII, fichas metálicas onde se registravam créditos e débitos foram as substitutas das moedas que eram utilizadas. Durante a Guerra Civil Americana, selos colocados em pequenos discos de papelão, zinco ou couro também foram usados como moeda.

Aleatórias

Quais as 10 quedas de água mais altas do mundo?

Conheça as quedas de água mais altas do mundo, distribuídas por várias regiões do Planeta.

Conheça os pontos extremos da Europa

A Ilha de Creta (foto), na Grécia, está no extremo Sul da Europa, quando se consideram regiões remotas e pequenas ilhas. Quando se considera apenas a parte continental, o extremo sul pertence a Punta de Tarifa, na Espanha.

Qual é a maior laguna do Brasil?

Ela corta uma vasta extensão do Rio Grande do Sul e tem um canal navegável que permite o tráfego de navios entre o Porto de Rio Grande e a capital, Porto Alegre.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 753 visitantes e 13 membros online