Por que o pôr do sol é tão bonito?

Uma das belezas mais fotografadas por todos é, na verdade, uma ilusão de ótica. Aquela coisa maravilhosa que a gente vê, na realidade já está desaparecida no horizonte.
Quantos amores já surgiram e se desenvolveram sob as cores do pôr do sol... Quantos apaixonados pelas belezas naturais já não dedicaram muitos minutos a contemplar o sol se pondo, com suas cores e colorido encantador...
Mas a verdade é que tudo isso aconteceu quando já não existia o sol no horizonte. Aquela beleza toda, com o sol se pondo no horizonte e se escondendo no mar, atrás de uma montanha e visto lá longe, dando as últimas cores às cidades, na realidade é fruto de uma ilusão de ótica.
Ocorre que a atmosfera causa um desvio na luz do sol e, por isso, ele ainda pode ser visto mesmo já estando atrás do horizonte físico.
Seria mais ou menos o seguinte: ele já está surgindo no outro lado do mundo e a gente ainda o está vendo por aqui.
Por que o pôr do sol é mais bonito que o nascer? O vermelho e o laranja se destacam mais no pôr do sol por peculiaridades da atmosfera naquele momento. Em razão do aquecimento causado pelo sol na superfície terrestre durante o dia, reduzindo a umidade do ar e aumentando a velocidade dos ventos, isto faz com que levante mais poeira para o ar durante o dia. Ou seja, na hora do pôr do sol à oeste, tem mais poeira em suspensão do que no momento em que o sol nasce no leste.