Qual é a cidade mais antiga ainda existente?

Jericó (foto), mencionada 70 vezes na Bíblia Hebraica, é a cidade mais antiga ainda existente no mundo, com cerca de 11 mil anos.
Cidade bíblica localizada na Palestina, às margens do Rio Jordão, junto à Serra de Judá, a 27 quilômetros de Jerusalém e a oito quilômetros da costa setentrional do Mar Morto, é não apenas a cidade mais antiga do mundo, mas também a mais baixa do mundo. Ela está 240 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. No Velho Testamento era conhecida como a "Cidade das Palmeiras", que eram abundantes no seu entorno e, por isso, atraíam pessoas para o aglomerado urbano.
Foi o lugar do retorno dos israelitas da escravidão do Egito, segundo a tradição judaico-cristã.
Mesmo tão antiga, fundada cerca de 9.000 anos a.C., não é um lugar muito populoso. Em 2006, sua população somava 20.400 habitantes. Sua população sempre variou, ao longo da história, de acordo com o grupo étnico e governo dominantes. Neste momento um de seus destaques são os refugiados palestinos, correspondentes a pouco mais de 40% da população residente.
Estudos arqueológicos mostram que o primeiro assentamento populacional da cidade ocorreu próximo a Ein as-Sultan, 8.000 a 7.000 anos a.C., quando teriam sido construídos alguns muros, um santuário e uma torre de sete metros de altura, com uma escadaria interna. Passou por cerca de 20 assentamentos, chegou a ser abandonada entre 586 e 538 a.C. e também teve várias refundações. Esteve muito tempo sob domínio persa, foi um estado particular de Alexandre o Grande entre 336 e 323 a.C., passou pelo domínio helenista e chegou a ser dada de presente a Cleópatra pelo militar romano Marco Antonio. Heródes arrendou Jericó de Cleópatra e quando Otaviano assumiu o controle do império romano em 30 a.C., Heródes acabou reinando sobre a cidade.
De acordo com a Bíblia, Jesus passou por Jericó, onde teria curado dois cegos e convertido um coletor de impostos.
No século VII de nossa era Jericó estava sob o domínio do Califado Omíada e passou ao controle de califados árabes no século seguinte, quando se desenvolveu a agricultura irrigada na região. Seguiram-se no controle da cidade, ao longo da história, os turcos seljúcidas, os cruzados, o Império Otomano. Atualmente integra os territórios palestinos.