Quem foi o homem mais baixo de todos os tempos?

Com apenas 54,6 metros de altura, o nepalês Chandra Bahadur Dangi é reconhecido como o homem mais baixo de todos os tempos.
Chandra Bahadur Dang, que aparece na foto acima ao lado do turco Sultan Kse, de 2,51 metros de altura, em Londres, num evento patrocinado em 13 de novembro de 2014 pelo Guinness World Records, não tem seu recorde contestado. Segundo as informações disponíveis, nunca, em toda a história, houve alguém tão baixo.
Quando o Guinness World Records promoveu o evento, para colocar lado a lado os homens mais alto e mais baixo do mundo, Sultan Kse era o homem vivo mais alto do mundo, com uma diferença de 196,4 metros em relação a Chandra Bahadur Dang.
Chandra, agricultor e artesão com um peso de apenas 14,5 quilos, ainda vive neste momento no distrito de Dang, no Nepal, onde nasceu em 30 de novembro de 1939. Essa aldeia, com apenas 200 casas, é muito isolada e está a 540 quilômetros da Capital, Kathmandu. É o sétimo de uma família de seis irmãos e duas irmãs. Dois de seus irmãos têm menos de 1,20 metro de altura, mas os demais têm estatura normal. Acredita-se que Chandra Bahadur Dang foi vítima do chamado nanismo primordial, caracterizado por um tamanho reduzido e proporcional de todo o corpo.
O Guinness World Records confirmou o título de Chandra Bahadur Dang em 26 de fevereiro de 2012, após medição realizada por seus juízes em Kathmandu. Com isso ele desbancou o filipino Junrey Balawing, com 59,93 centímetros, que era considerada a pessoa viva mais baixa, e também o indiano Gul Mohammed que, com 57,1 centímetros, havia sido reconhecido anteriormente pelo Guinness como o homem mais baixo de todos os tempos.