Qual o potencial de uso de energia solar e como vem sendo usada?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você já deve ter visto muitas casas e edifícios com paineis de energia solar para a geração de energia elétrica. Saiba que, em 2100, cerca de 70% da energia a ser consumida no mundo terá origem solar.

A previsão é do Conselho Mundial de Energia, em estudo publicado em 2007. E alguns projetos de grande porte estão indo muito além dos painéis colocados em casas e edifícios.

No Deserto de Mojave, na Califórnia, uma planta termosolar já opera com uma capacidade de 354 MW.

Em agosto de 2011 foi inaugurada em Tauá, no sertão do Ceará, a primeira usina solar fotovoltaica que passou a gerar energia elétrica em escala comercial no Brasil. A capacidade inicial, de 1 megawatt, é muito inferior à da planta da Califórnia, mas já é um começo.

A maior usina solar do Brasil neste momento é a planta da Tractebel Energia instalada em Tubarão, no estado de Santa Catarina, com uma capacidade de 3 MW, o suficiente para atender três mil residências. Mesmo com baixa capacidade instalada, essa usina ocupa uma área de 10 hectares nas margens da BR-101 e utiliza 19.424 paineis solares.

Em 2009, a capacidade instalada de energia solar no mundo alcançava 2,6 GW, correspondendo a apenas 18% da capacidade instalada de Itaipu, construída em Foz do Iguaçu, em uma parceria dos governos brasileiro e paraguaio. O maior produtor mundial de energia solar é o Japão, com 1,13 GW instalados, seguido da Alemanha (794 MW) e Estados Unidos (365 MW, a maior parte na planta do Deserto de Mojave).

Veja quais são (no início de 2015) as 10 maiores usinas de energia solar no mundo:

  • Agua Celiente Projeto Solar, com 397 MW, no Condado de Yuma, Arizona, Estados Unidos.
  • Charanka Solar Park, capacidade instalada de 500 MW, na aldeia de Charanka, distrito de Patan, Índia.
  • Huanghe Hydropower Golmud Solar Park, com 200 MW, em  Golmud, província de Qinghai, China.
  • SEGS VIII-IX, integrante do complexo SEGS, localizada na Califórnia, próximo ao Lago Harper.
  • SEGS III-VII, também do complexo SEGS, capacidade de 150 MW, instalada em Kramer, no Condado de San Bernardino, na Califórnia.
  • Mesquite Solar, está em construção em Arlington, condado de Maricopa, Arizona, com capacidade de 150 MW. A capacidade total vai chegar a 700 MW.
  • Power Station Solnova Solar, estação solar térmica com cinco unidades de 50 MW cada, em Sanlúcar la Mayor, próximo a Sevilha, na Espanha.
  • Power Station Andasol Solar, com capacidade de 150 MW, instalada em Guadix, Andaluzia, Espanha.
  • Power Station Extresol Solar, também na Espanha, mas em Torre de Miguel Sesmero, na província de Badajoz, na Extremadura, produzindo 150 MW.
  • Neuhardenberg Solar Park, instalada no distrito de Märkisch-Oderland, em Brandemburgo, Alemanha, produzindo 145 MW.

A maior unidade de energia solar em produção (em altura e não em capacidade instalada), a Central Solar Fotovoltaica de Serpa, com capacidade instalada de 11 MW, está em Brinches, no Alentejo, Portugal. Pode abastecer oito mil casas.

De onde vem toda essa energia e tudo o que está previsto para as próximas décadas? Dos 174 petawatts (GT) de radiação solar recebidos do sol na camada superior da atmosfera. De toda essa radiação, 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. Essa energia absorvida pela atmosfera, oceanos e diversas massas na Terra, chega a 3.850.000 exajoules (EJ) por ano. E é daí que virá a grande revolução energética prevista pelo Conselho Mundial de Energia para o mundo.

Aleatórias

Qual é o maior oceano?

O Pacífico (foto), com 180 milhões de quilômetros quadrados, é o maior oceano da Terra.

Qual é a maior lagoa do Brasil?

Ela marca parte da fronteira brasileira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul. Está localizada no Sul do Estado e se comunica com a Laguna dos Patos através do Canal de São Gonçalo.

Qual é o maior vulcão da Terra?

O maior vulcão da Terra está no Parque Nacional Lauca, localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile, junto à fronteira com a Bolívia.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 2413 visitantes e 11 membros online