Como é um casamento cigano

Os noivos casam virgens, são prometidos um ao outro ainda jovens e, muitas vezes nem se conhecem. A festa pode durar três dias ou mais.
Justamente por isso os noivos só vão acabar na cama no terceiro dia. Depois ainda têm que apresentar a prova da virgindade. A noiva costuma deitar-se sobre a camisa do noivo que, no dia seguinte, é mostrada aos parentes manchada de sangue. Se a noiva não for mais virgem, pode ser devolvida a seus pais e o noivo tem direito a uma grande indenização.
Os ciganos são um dos mais conhecidos povos nômades do mundo. São originários da Índia, têm como idioma comum o romani e começaram a se dispersar pelo mundo há cerca de 1.500 anos. Eles formam clãs, que hoje estão dispersos praticamente por todos os continentes. No Brasil os grupos predominantes são os dos Calon (o principal), Rom e Sinte.
Há diferenças entre os casamentos nos diversos clãs. Há crenças, hábitos diferentes e, em alguns casos, até alguma adequação à cultura do país em que vivem. Por isso, enquanto os Calon, no Brasil, ainda têm o casamento arranjado pelos pais dos jovens, no clã Sinte costuma-se "sequestrar" a noiva e depois voltar para pedir a aceitação dos familiares.
Embora o mais comum seja a noiva vestir-se de vermelho, atualmente começam a aumentar os casos de noivas vestidas de branco. O vermelho, no entanto, é uma espécie de marca registrada dos ciganos.
De qualquer forma, mesmo com as diferenças dos casamentos nos diversos clãs ciganos, vamos apresentar o que seria um cerimonial mais ou menos típico para essa etnia.
Tudo começa quando a jovem entra na adolescência. Nesse momento sua família costuma promete-la à família do noivo. Normalmente são famílias amigas.
Quando se aproxima a época de casar, o noivo faz um pedido formal de casamento ao pai da noiva. Isso ocorre meses antes da data prevista para a festa. Há casos em que os noivos não se conhecem até o dia do casamento.
Quem cuida de tudo para a festa é a família do noivo, incluindo até mesmo a escolha da roupa da noiva, a festa de despedida etc. O papel da noiva é comparecer à cerimônia.
Antes da formalização da união e com a noiva já vestida para a festa, há um jantar na casa da noiva, com a presença dos familiares das duas famílias, que chegam cantando. A festa é muito divertida, alegre e colorida. Esse é o momento em que negociam dotes, pagamento de dívidas e outros entendimentos financeiros. Feito isso, vão para o cartório e igreja para oficializar a união. A cerimônia na igreja normalmente é íntima, apenas com as famílias e sem convidados. Os convidados esperam no local da festa, sempre com muita música, dança e vestimentas coloridas, com muitas joias, adornos e tudo o que poder dar o maior glamour possível. A festa se estende por até três dias, mas pode durar muito mais. O casamento cigano é considerado um dos mais longos do mundo.
Um cigano pode casar com uma mulher que não seja cigana, mas uma cigana nunca pode casar com um noivo não cigano. A menos que a mulher aceite deixar a tribo.
No Brasil existiriam cerca de um milhão de ciganos. Mirian Stanescon foi a primeira cigana a se formar no Brasil em um curso superior, de Direito, na Universidade Gama Filho, no Rio, em 1973.
Somente na Europa seriam 11 milhões. Na Índia, de onde são originários, a previsão é de cerca de 2,3 milhões. O país com o maior contingente é a Turquia, com cerca de 5 milhões de ciganos.