Quem é o Aedes aegypti, o terrível mosquito da dengue

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O mosquito Aedes aegypti chegou ao Brasil nos navios negreiros, mas foi nos anos recentes que começou a causar os maiores danos. Milhões de pessoas já foram infectadas e algumas até mortas. Os óbitos podem chegar a 1% dos casos.

Esse mosquito é o transmissor do vírus que causa a dengue, uma doença infecciosa que ainda não tem tratamento e que pode levar à morte. A dengue hemorrágica é a versão mais grave da doença. A maior disseminação ocorre durante o verão.

O Aedes aegypti pica durante o dia e está adaptado às áreas urbanas onde,  normalmente junto aos domicílios, se reproduz com a colocação de ovos em pequenas quantidades de água limpa em lugares sombreados. Portanto, muito cuidado com vasos de planas; latas, pneus e outros objetos que possam servir para depósito de água em sua casa.

As fêmeas, na busca de sangue (hematofagia) para se alimentarem, podem percorrer até 2.500 metros quadrados. O mosquito mede menos de 1 centímetro. É preto e com manchas brancas no corpo e nas pernas (foto). O vírus é transmitido através da mordida das fêmeas, que não fazem qualquer som audível no momento da picada. Os machos se alimentam apenas de substâncias vegetais e com açúcar.

Há alguns anos se estuda uma vacina, mas até o momento não existem resultados concretos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 3 bilhões de pessoas no mundo habitando áreas onde há a possibilidade de contrair a doença. Anualmente são registrados no mundo 50 milhões de casos, dos quais cerca de 500 mil são considerados graves e 21 terminam em morte. São afetados mais de 120 países.

A incidência de dengue aumentou 30 vezes nos últimos 50 anos. No Brasil a doença ocorre desde 1986 e chegou ao maior surto em 2013, quando foram notificados mais de 2 milhões de casos. O mosquito já havia sido erradicado no Brasil na década de 1950, mas voltou nos anos seguintes, oriundo dos países vizinhos.

Há no Brasil quatro tipos do vírus da dengue, o DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Os sintomas são os mesmos, mas cada pessoa só pode contrair um desses vírus uma vez na vida. E os sintomas são os mesmos, mas um vírus tem sido mais resistente a tratamentos que o outro.

Conheça os sintomas da evolução da doença, de acordo com a literatura médica:

- Dor abdominal intensa e contínua.

- Vômitos persistentes.

- Hipotensão postural e/ou lipotímia (tonturas, decaimento, desmaios).

- Hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado).

- Sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura).

- Sonolência e/ou irritabilidade.

- Diminuição da diurese (diminuição do volume urinado).

- Diminuição repentina da temperatura do corpo (hipotermia). E

- Desconforto respiratório".

Como não há um tratamento que possa curar a doença, são recomendadas algumas ações terapêuticas, aumentando-se a ingestão de líquidos como água, sucos, soros caseiros, chás etc. Há indicação do uso da dipirona ou paracetamol e nunca devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios como aspirina e AAS, pois eles aumentam o risco de hemorragias.

Só há uma forma de combater os mosquitos, que é a eliminação dos locais favoráveis à sua reprodução, como os depósitos de água, além de investimentos no saneamento básico.

Veja algumas observações e sugestões de nosso leitor Carlos Alberto de Morais, de São Paulo, de quem partiu a sugestão para esta publicação:

Geralmente, as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, além de recipientes como latas, garrafas, pneus e embalagens em geral. Também merecem atenção pátios, calhas e ralos, sujeitos à retenção da água da chuva, além dos utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, de animais, para lazer, entre outras finalidades.

Para evitar a proliferação do mosquito vetor, é necessário, portanto:

- Retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia;
- Eliminar todos os materiais que não têm serventia do pátio;
- Colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre nós) nos ralos;
- Fazer limpeza semanal das calhas; e
- Manter bem vedados recipientes com armazenamento de água para consumo.
- Na ocorrência de chuvas, intensificar cuidados para evitar o acúmulo de água.

Aleatórias

Qual é a maior ilha do mundo?

A Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia, é a maior ilha do mundo, com 2.166.086 quilômetros quadrados. É uma região autônoma da Dinamarca.

Qual é a extensão do litoral brasileiro?

Do Cabo Orange, no litoral do Amapá, ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil/Rio Grande do Sul com o Uruguai, o Brasil tem um total de 7.408 quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico.

Se as águas dos rios são doces, por que os mares são salgados?

Os oceanos, abastecidos pela água doce dos rios, são salgados. Por que isso?

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 752 visitantes e 10 membros online